Agrupamento de Escolas de Albergaria-A-Velha

AEAAV conquista novo prémio

Administrador /

          O filme «Noé – acque di Dio», realizado pelo Agrupamento de Escolas de Albergaria-a-Velha ficou em 3º lugar no concurso nacional de vídeo ‘8 e meio’, promovido pelo clube de cinema da Escola Secundária Eça de Queirós da Póvoa de Varzim.
          «Noé – acque di Dio» é uma curta-metragem realizada por alunos de 12º ano de EMRC e do Curso de Multimédia do AEAAV (ano letivo de 2017-2018), de acordo com guião escrito pela aluna Adália Tatiana e sob a coordenação dos professores Paulo Calhau e Luís Silva.
          Esta é uma reflexão cinematográfica sobre os desafios emergentes da difícil relação entre homem e natureza, tomando por paradigma a figura bíblica de Noé. Como refere texto de apresentação do filme, «Noé é o nome com que se desvela que a salvação vence à perdição, que o bem vence o mal. Ele é o nome com que se celebra […] uma aliança de não mais deixar que o mal possa vencer. Mas um contrato, uma aliança, é sempre um compromisso: o de então, o de Noé, sela-se sobre a certeza de não mais desrespeitar as leis com que se faz a natureza. Mas há gigantes na Terra. Há, houve e haverá! Gigantes que não querem que a aliança se cumpra. Com que custos? Até quando? Deixarão os novos ‘Noé’ que os Gigantes se apoderem da Terra?»
          Em tempos que problematizam o contributo do Homem para as alterações climáticas, ‘Noé –acque di Dio’ lança uma acutilante farpa sobre os que tendem a negligenciar a responsabilidade humana nos desequilíbrios naturais.
          Nos primeiros lugares do pódio, ficaram o filme ‘La Forêt’, da autoria de Kevin Cunha, da Escola Secundária Eça de Queirós da Póvoa de Varzim e, em 2º lugar, ficou «30`», de Francisco Fonseca, da Escola Secundária Quinta das Palmeiras da Covilhã, recebendo, respetivamente, 600, 400 e 200 euros (1º, 2º e 3º lugares).
          Este é o segundo galardão obtido pelo filme ‘Noé – acque di Dio’, após conquistar, em 2018, o primeiro lugar no concurso ‘Bíblia Moov Jovem’, promovido pela Sociedade Bíblica.

O vídeo pode ser visto aqui:

Leia também aqui uma NOTÍCIA da atribuição do prémio e ainda uma OUTRA. Para mais informação, há ainda uma página de FACEBOOK sobre a notícia.