Agrupamento de Escolas de Albergaria-A-Velha

Cais da Escrita em festa!

Administrador /

               Este espaço, fundado a 25 de outubro de 2011 - que já conta com 419 trabalhos publicados - dedica-se a promover a escrita e a leitura e à divulgação de trabalhos cuja natureza e conteúdo revelem evidências do trabalho com/de alunos. É dinamizado pelos professores Carla Sofia Araújo e José Manuel Alho, que lecionam na EB de Albergaria. Desde a sua criação, o blog tem registado uma evolução que superou as expectativas mais otimistas.
               Assinale-se que o reconhecimento deste espaço do Agrupamento de Escolas de Albergaria-a-Velha como “Blogue EDUcativo” acarretou a sua integração no repositório de recursos educativos digitais do Portal com o Banco Europeu de Recursos Educativos Digitais que, só por si, garante o acesso das escolas a milhares de recursos educativos digitais internacionais.
               A chancela do Portal das Escolas significou um acréscimo de responsabilidade que motiva docentes e alunos. Importa recordar que o processo de registo e aprovação obedeceu à formalização de uma candidatura que impôs um conjunto muito rigoroso de critérios que foram objeto de cuidada apreciação pedagógica e técnica. Em resumo, o Catálogo BloguesEDU pretende, não só apoiar, como fazer a divulgação de boas práticas de utilização de blogues em sala de aula, dando conta do trabalho realizado pelos docentes, nas escolas, com os seus alunos.
               Desde 2011, o “Cais da Escrita” é divulgado pelo Portal das Escolas que é, sublinhe-se, o sítio de referência das escolas e constitui a maior rede colaborativa em linha da educação em Portugal. O Portal das Escolas destina-se às comunidades educativas da Educação Pré-Escolar e dos ensinos Básico e Secundário, designadamente a docentes, a alunos, a pais e a encarregados de educação e a não docentes. Aliás, todas as escolas do país estão presentes no Portal das Escolas.