Agrupamento de Escolas de Albergaria-A-Velha

Teatro na EB S. João de Loure - Parasaberes de Teatro

Administrador /

Na tarde de quinta-feira, 14 de dezembro, os alunos do Parasaberes de Teatro da Escola Básica de S. João de Loure fizeram a sua estreia, apresentando a peça “O meu Vizinho é um Cão”. Esta apresentação ocorreu durante a tradicional Festa de Natal da escola, no Centro Cultural de S. João de Loure.
Apesar do nervosismo inicial, os jovens atores entraram em palco com muita garra e deram o seu melhor. A energia inundou o palco e contagiou o público que vibrou com a singularidade do texto da peça e a animação imprimida pela trupe.
A obra ”O Meu Vizinho É Um Cão” foi escrita pelas autoras Isabel Minhós Martins e Madalena Matoso e editada pelo Planeta Tangerina. Retrata as relações interpessoais, nomeadamente, as relações de vizinhança. A encenação da obra, partindo das experiências de vida dos alunos, pretendeu aproximar os alunos dos livros e da leitura, de forma dinâmica.
O grupo iniciou o seu trabalho em meados de outubro e começou por desenvolver algumas dinâmicas performativas. Com o aproximar do final do 1º período decidiu mostrar um pouco do seu trabalho e lançou-se no desafio de apresentar uma encenação à comunidade escolar. Para além do trabalho de encenação, os alunos também criaram os cenários e alguns adereços.
O projeto está a ser desenvolvido na EB de S. João de Loure e na Unidade de Educação Especial que funciona na Escola Básica de Albergaria-a-Velha. Os alunos da Unidade tiveram contacto com a história através de atividades específicas, desenvolvidas pelas professoras de Educação Especial. Estes alunos colaboraram na criação de elementos para o cenário, pintando duas casas, em cartão. No dia 14, os alunos da Unidade deslocaram-se ao Centro Cultural de S. João de Loure e estiveram presentes na estreia dos colegas.
Os jovens atores e os docentes envolvidos, no final, estavam muito felizes, com o sucesso do seu trabalho, e desejosos de abraçar o próximo desafio.
Aguardem pelas novidades!