A ação repressiva das ditaduras: efeitos sobre os indivíduos

Conselheiro de Estado, Domingos Abrantes

Saber mais

Dando cumprimento à planificação do trabalho de projeto desenvolvido no Domínio de Autonomia Curricular e em articulação com Cidadania e Desenvolvimento, as turmas do 12ºano do Ensino Regular, coordenadas pelas professoras da respetiva equipa educativa, concluíram as atividades desenvolvidas ao longo do ano letivo, seguindo o Tema: “A ação repressiva das ditaduras: efeitos sobre os indivíduos”.
Na concretização do Projeto e num trabalho transdisciplinar, foram dinamizadas diversas iniciativas: trabalhos de pesquisa e síntese; uma visita de estudo ao Museu do Holocausto; exposição de posters elaborados pelos diversos grupos de trabalho. Para conclusão do trabalho, a equipa docente presenteou os discentes com a presença de uma personalidade que experienciou a ação repressiva da PIDE, nas cadeias do Aljube e Peniche, no período do Estado Novo.
A apresentação da comunicação, na primeira pessoa, do antigo revolucionário da oposição ao salazarismo, actual membro so Comité Central do PCP e Conselheiro de Estado, Domingos Abrantes, aconteceu no passado dia 27 de Abril, após a sua visita às Escola Básica e Escola Sede do Agrupamento, decorrendo no anfiteatro da Escola Básica.
De modo intimista, afável e espirituoso, Domingos Abrantes testemunhou a sua vivência como opositor ao regime na clandestinidade, descreveu as diversas formas de tortura a que foi sujeito nos 11 anos em que esteve preso, relembrou, comovido, a vivência conjugal interrompida… com humor, retractou pormenores da vida portuguesa durante a ditadura!
A escutá-lo, um público de adultos que diversas vezes não esconderam a emoção face às memórias desse tempo já longínquo, em que a maioria cresceu. E os jovens alunos do 12º ano, que o ouviram e questionaram, curiosos por conhecer mais. Foi uma brilhante aula sobre o tema que tão bem souberam trabalhar. Mas foi, sobretudo, uma brilhante aula de Cidadania e um encontro feliz de gerações que acrescentou um pedacinho na a formação destes jovens, Mulheres e Homens responsáveis pelo Amanhã.