Carbono Zero

Em Albergaria-a-Velha, EMRC é disciplina ‘carbono zero’

Saber mais

Realizou-se, no dia 30 de março de 2022, a atividade final do projeto ‘emrc – disciplina carbono zero’, com a participação de cerca de 90 alunos de 8º ano de Educação Moral e Religiosa Católica do Agrupamento de Escolas de Albergaria-a-Velha.

Esta é uma iniciativa dos professores e alunos de EMRC que contou com a parceria da Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha, da paróquia, do Santuário de Nossa Senhora do Socorro e da comunidade ‘Sementes do Verbo’, presente na Casa Diocesana, com o acompanhamento de docentes de Matemática, Educação Física, Geografia e Ciências Naturais e com a colaboração da GNR, acompanhando os participantes ao longo do percurso pedestre.

O projeto iniciou-se em 2010, sendo desenvolvido em várias etapas, ao longo do ano letivo, concluindo com o momento final, que previu, neste ano, uma caminhada entre a escola secundária e o Santuário de Nossa Senhora do Socorro (com regresso, no final do dia), uma atividade de plantação de cerca de 70 árvores autóctones, uma sessão de conhecimento da história do santuário e um jogo de pista pelo recinto do santuário que levou os alunos a conhecerem, também, a comunidade das ‘sementes do Verbo’, residente na Casa Diocesana, assim como este local dedicado a retiros e outras iniciativas.

O projeto iniciou em outubro, momento em que foram distribuídas pelos alunos de oitavo ano de EMRC mais de 500 bolotas e recipientes para a sua semeadura, e enviada aos pais uma pequena carta explicativa do projeto. Os alunos cuidaram destas bolotas até ao momento final, em que ocorreu a plantação das árvores resultantes da sementeira feita na primeira fase, assim como de outras árvores oferecidas pela autarquia. Esta atividade final conta com a colaboração dos técnicos que auxiliam os alunos na abertura das covas, e criação das condições para que se possa assegurar o sucesso desta plantação.

Ao final da manhã, os alunos participaram numa breve sessão de informação, assegurada por um dos membros da direção do santuário, sr. Diamantino, que recordou que as origens deste santuário, que remontam a um surto de cólera que grassou o concelho, em 1855, se assemelham ao contexto de pandemia em que vivemos.

Após esta sessão, e depois de almoçarem no recinto, os alunos participaram num jogo de descoberta que permitiu conhecer o amplo santuário e imediações, num dinamismo de cooperação e descoberta que tornou este dia uma singular oportunidade de crescimento e aprendizagem pessoal e coletiva.

O dia, luminoso e brilhante, ficou, ainda, marcado pela ímpar ocasião de contar com a participação, na atividade de plantação, de um grupo de peregrinos de Santiago, provindos da Canárias, conferindo a esta edição um caráter ineditamente internacional. Os caminhos de Santiago cruzaram-se, por momentos, com os caminhos dos peregrinos do Santuário de Nossa Senhora do Socorro. Por um dia, todos os caminhos foram dar a Albergaria!