Cidadania e Desenvolvimento em Notícia

Saber mais

Entre muitos projetos planificados, desenvolvidos e concluídos este ano letivo, no âmbito da Cidadania e Desenvolvimento (CD), no AEAAV, destaca-se o projeto Animimar e o projeto Prazer Em Conhecer-te.                
O projeto Animimar, lançado no 2º semestre, no âmbito dos domínios da solidariedade e da saúde mental, levou os alunos a fazerem uma reflexão sobre o isolamento da terceira idade em tempo de pandemia. Após esta primeira fase, os alunos sentiram necessidade de fazer algo para ajudar a colmatar esse mesmo isolamento e, na impossibilidade de haver contacto presencial e físico com os idosos, nasceu a ideia do voluntariado à distância, com recurso à gravação de vídeos.
Neste projeto, sob a orientação da coordenadora de CD, estiveram envolvidos os alunos e os respetivos professores de CD das turmas 5ºB, 5ºD, 5ºF, 6ºB, 6ºD, 6ºF, 7ºF, 7ºD, 7ºH, 8ºB, 8ºD, 8ºF, 8ºG. A disciplina de EMRC do ensino secundário também colaborou com os alunos inscritos na disciplina, das turmas A, B, C e D do 10º ano e das turmas A e C do 11º ano.
A edição foi da responsabilidade do aluno Jonathan Silva do Curso de Multimédia sob a coordenação do professor Paulo Calhau.
As turmas gravaram pequenos vídeos, editados num só, que foi disponibilizado para visualização pelos utentes das instituições que aceitaram fazer parte deste projeto, a saber: Santa Casa da Misericórdia de Albergaria-a-Velha; Associação de Solidariedade Social de Alquerubim; PROBRANCA, na Branca; Centro Social e Paroquial de Angeja; Centro Social e Paroquial de Santa Eulália, de Valmaior.
O projeto Prazer Em Conhecer-te, no âmbito do domínio da Interculturalidade, envolveu alunos do 9º ano, e os respetivos docentes de CD das turmas B, D e F. 
Depois de se constatar que no Agrupamento de Escolas de Albergaria-a-Velha há alunos oriundos de dezasseis países/culturas diferentes, houve a curiosidade de os conhecer melhor. Assim, nasce a revista online com a divulgação da recolha de informação sobre os países dos alunos estrangeiros a frequentar o Agrupamento.
Os objetivos deste projeto, para além de dar a conhecer os países de origem dos alunos do Agrupamento, também pretende promover a integração e autoestima dos alunos migrantes e alargar a visão cultural dos alunos em geral.