Deixem o Sexo em Paz

Articulação: Projeto de Educação para a Saúde e Cidadania e Desenvolvimento

Saber mais

No dia 15 de março, cerca de 300 alunos do Ensino Secundário, dos cursos Científico-humanísticos e o 2º ano dos cursos profissionais, foram assistir à peça “Deixem o Sexo em Paz”, da Companhia teatral Maria Paulos, no Cineteatro Alba.

Esta exibição, articulada entre o Projeto de Educação para a Saúde de Escola e a Cidadania e Desenvolvimento, veio responder à necessidade de desenvolver os domínios da sexualidade e da saúde sexual, preconizados na Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania.

Tratou-se de uma peça de teatro pedagógica onde se apresentou a sexualidade de modo sério, mas ao mesmo tempo num tom leve e divertido. Durante uma hora, a atriz Maria Paulos interpretou vários papéis, onde chamou a atenção para factos do dia-a-dia, pertinentes para os jovens, desde a menstruação, à primeira experiência sexual, à virgindade e ao aborto, entre outros.

Este exercício teatral alertou para a importância de uma sexualidade bem vivida ter de passar por gente bem informada e bem formada ao nível dos afetos. Alertou também para os riscos hoje existentes e para uma atitude de liberdade, que não exclui nunca a responsabilidade e o amor.

Durante a sessão, a plateia manteve sempre a boa disposição e a expetativa, manifestando muita atenção e entusiasmo.

Em modo de reflexão ou de partilha de conhecimentos, os alunos foram desafiados a deixar os seus comentários sobre os temas abordados durante o espetáculo num padlet disponibilizado.

A coordenadora do PES e a coordenadora de Cidadania e Desenvolvimento agradecem à Direção da Escola, à Câmara Municipal e ao Cineteatro Alba, assim como aos alunos e aos professores envolvidos, toda a colaboração prestada que permitiu o êxito da atividade.