Dia Internacional da Matemática

14 | Março

Saber mais

O Dia Internacional da Matemática comemora-se anualmente no dia 14 de março. Este dia é conhecido mundialmente como o Dia do PI, porque na nomenclatura anglosaxónica, o dia 14 de março escreve-se 3/14, os primeiros algarismos do número PI.
A partir de 2020 e por decisão da UNESCO, na sua 40.ª Assembleia Geral, este dia passou a ser oficialmente o Dia Internacional da Matemática. É um dia especial para celebrar a Matemática em todas as suas formas e em todo o mundo. A edição de 2020 teve como mote “A Matemática está em toda a parte” (ver vídeo) e a edição deste ano de 2021 é sobre a temática “Matemática para um mundo melhor”.
Internacionalmente, pessoas e organizações anunciaram mais de 541 eventos matemáticos. Em Portugal são 33 os acontecimentos agendados em https://www.idm314.org/# e o Agrupamento de Escolas de Albergaria-a-Velha é uma das organizações participantes. No nosso Agrupamento os alunos aderiram, com entusiasmo, às comemorações deste dia único e, em equipas, encetaram vários desafios: cantaram os parabéns à Matemática; leram e dramatizaram o poema “Poesia Matemática” de Millôr Fernandes; pesquisaram a biografia de Emma Haruka e da Mathgurl: Inês Guimarães e procuraram as melhores pi-adas sobre o número PI. Individualmente, em pares e/ou em colaboração com as famílias realizaram trabalhos manuais sobre o número PI.
Ficam aqui alguns dos trabalhos realizados. Pesia da Matemática [AQUI] e [AQUI]

Feliz Dia Internacional da Matemática!

Página Oficial: https://www.idm314.org/