Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

Escola Secundária | Escola Básica Albergaria | Escola Básica de SJL

Saber mais

No dia 3 de Dezembro, os Professores de Educação Física assinalaram o Dia
Internacional das Pessoas com Deficiência
.
Na Escola Secundária dinamizada pelos professores António Sereno e Teresa Santos, com o apoio do Clube Desportivo de Campinho e da Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha, que se fez representar pelo Sr. Presidente, António Loureiro, pela Vereadora da Educação, Catarina Mendes, e pelo Chefe de Divisão, Rui Lopes. A data foi assinalada com a promoção das atividades de voleibol adaptado, percursos de obstáculos com olhos vendados e basquetebol em cadeira de rodas. Esta última contou com a presença dos atletas paralímpicos, Roberto Ramos, fundador da Federação de Basquetebol Adaptado do Rio de Janeiro e Flávio Cardoso, campeão de basquetebol em cadeira de rodas em Itália, Eslovénia e Polónia.
Esta atividade teve a participação dos alunos do 7A, 7D, 10A, 10C , 11C, 2G/H, 12A e 3E, assim como dos alunos, professores e assistentes operacionais da unidade de multideficiência.
Na Escola Básica de São João de Loure, o dia também foi assinalado com a sensibilização dos alunos do 3.º CEB para esta temática, através da vivência/experienciação de alguns Desportos Adaptados, entre os quais o boccia, o voleibol e o atletismo/corridas para invisuais, dinamizados pela professora Carla Sereno.
Todos os alunos do segundo ciclo da escola básica de Albergaria-a-Velha, vivenciaram as dificuldades diárias de uma pessoa com deficiência, ao nível do seu quotidiano e na aplicação dos desportos adaptados. Os alunos tiveram a oportunidade de jogar polybat, boccia e goalball.
Em qualquer dos casos, alunos, funcionários e docentes foram bastante receptivos às atividades realizadas e participaram com entusiasmo, reconhecendo a importância da inclusão e de passarem, eles próprios, por estas situações, que provam que as fronteiras do que podemos e não podemos fazer dependem em muito da aceitação da diferença, da vontade e da capacidade de nos adaptarmos e descobrirmos novos caminhos!

Reportagem fotográfica das turmas dos Cursos Profissionais de Multimédia e professor Paulo Calhau