Dia Mundial da Filosofia

Atividades dinamizadas pelo Grupo de Filosofia

Saber mais

Em 2005 a UNESCO determinou que na terceira quinta-feira de cada mês de novembro seria assinalado o Dia Mundial da Filosofia.

Subordinado a um mote que é definido anualmente pela UNESCO, este dia traduz o reconhecimento da importância da Filosofia, e do seu ensino, para o desenvolvimento de pessoas mais críticas, mais reflexivas, mais capazes de pensar a solução para os problemas éticos e políticos que preocupam as nações e os indivíduos em todo o mundo.

Em suma: Colocando a Filosofia no centro do desenvolvimento do pensamento crítico, a UNESCO tem diligenciado no sentido de os governos de todo o mundo incluírem o pensamento filosófico nos planos de estudo do ensino obrigatório partindo do pressuposto que a Filosofia é uma via fecunda para “reaprender a ver o mundo” (Maurice Merleau-Ponty).

A nossa escola vai mais uma vez no presente ano letivo associar-se à comemoração deste Dia Internacional. Os alunos do 10º e 11º anos realizaram pequenos vídeos com intuito de assinalar este  Dia Mundial.

Visualizar os vídeos [AQUI]