EMRC e Multimédia

Alunos de Albergaria-a-Velha conquistam prémio ‘Bíblia Moov Jovem’ 2022

Saber mais

O filme ‘A herança de Paulo: o outro é causa nossa’, realizado pelos alunos de EMRC e Multimédia do agrupamento de Escolas de Albergaria-a-Velha, foi agraciado pela sociedade bíblica portuguesa com o prémio Bíblia Moov Jovem’, edição de 2022, em gala realizada no dia 25 de junho, em Gouveia.

Este filme resulta de uma parceria que já criou filmes como ‘Emilagrando’, premiado em 2017, ‘Noé, acque di Dio’, premiado em 2018, ‘David, um amor demasiado humano’, premiado em 2019, e ‘Deriderato Deo’, nomeado para a final, em 2021.

‘A herança de Paulo: o outro é causa nossa’ leva-nos, pela mão de Paulo, a refletir sobre a tragédia da perseguição religiosa, ao longo dos tempos e, diante desta, sobre a nunca terminada missão de acolher o outro que chega, seja porque decide partir, seja porque foi forçado a chegar a algum lugar não pretendido.

‘A herança de Paulo: o outro é causa nossa’ é uma dorida variação sobre a história do acolhimento, por parte dos primeiros cristãos aos judeus que são forçados a fugir da violência romana, sob a ação do imperador Cláudio. Paulo visita Áquila e Priscila, vítimas da perseguição perpetrada na cidade de Roma, e é ele mesmo vítima de desprezo, evidenciando-se neste filme que esse tempo de perseguição devia ser um já remoto passado; este já não devia ser o tempo da fuga, do medo e do conflito, mas o da partilha dos argumentos e do respeito dialogante. O tempo da Palavra, - o verdadeiro protagonista do livro dos Atos dos Apóstolos - , substitui o tempo das armas; o tempo da palavra tem de ser, como conclui esta curta-metragem, o tempo em que o outro é a nossa verdadeira causa. Ouvir, dialogar, dispor-se a acolher, argumentando, utilizando apenas a palavra, quando se diverge, é a proposta deste filme, uma produção dos alunos de EMRC e Multimédia do Agrupamento de Escolas de Albergaria-a-Velha, com a coordenação dos professores Paulo Calhau e Luís Silva.

Esta mais recente produção do AEAAV contou com a participação de alunos de EMRC e do Curso de Multimédia, liderados por Tiago Gomes, sob a coordenação dos professores Paulo Calhau e Luís Silva.

Veja o filme [AQUI]