EMRC volta a ser ‘disciplina carbono zero’

Alunos 8º ano

Saber mais

Os alunos do oitavo ano de EMRC do agrupamento de escolas de Albergaria-a-Velha concretizaram, no dia 22 de março, mais uma edição (realizada desde 2010) de ‘emrc – disciplina carbono zero’. Desta vez, a iniciativa contou com mais um momento inédito, integrado na preparação da jornada mundial da juventude. Neste contexto, os alunos plantaram, no recinto do Santuário de Nossa Senhora do Socorro, para além de cerca de 50 carvalhos, uma oliveira, em local próximo da Capela. Este gesto insere-se numa estratégia preparatória da JMJ 2023 que agrega os vários santuários marianos de Portugal, a documentar fotograficamente e a reunir em suporte que será entregue ao Papa Francisco, por ocasião da jornada de Lisboa.

‘EMRC – disciplina carbono zero’ é um projeto que já tem mais de uma década, e que pretende desenvolver nos alunos participantes uma verdadeira atitude de cuidado para com toda a criação. Para tal, os professores de EMRC distribuem pelos alunos das turmas de oitavo ano, no início do ano letivo, cinco bolotas e cinco recipientes para que possam ser semeadas e cultivadas. Em março, são plantadas as árvores resultantes dessa sementeira realizada cerca de cinco meses antes e outras árvores cedidas pela autarquia, entidade parceira do projeto, assim como o Santuário de Nossa Senhora do Socorro, a paróquia de Albergaria-a-Velha e a Casa Diocesana.

A iniciativa, que pretende sensibilizar para os valores que concernem à ‘ecologia integral’, defendida pela ética cristã e promovida pelo Papa Francisco, prevê, ainda, a realização de caminhadas entre a escola e o santuário e de regresso, acompanhados pela GNR.

Ao longo do dia, os alunos conheceram o santuário, em sessão orientada pelo sr. Diamantino, da Comissão que zela pelo recinto, e a história da casa diocesana, através de uma caça ao tesouro que terminou com a busca do verdadeiro tesouro: os outros.