Evento Regional: “Capacitação Digital das Escolas: da Visão às Práticas”

Encontro dos ccTiCs de Aveiro e Coimbra

Saber mais

capacitação_escolas.png

No âmbito da Iniciativa Capacitação Digital das Escolas, a Direção-Geral de Educação (DGE), em estreita colaboração com os Centros de Competência TIC, está a levar a cabo diversos eventos regionais, no âmbito da “Capacitação Digital das Escolas: da Visão às Práticas”, destinados a elementos das Equipas de Desenvolvimento Digital e a lideranças de escolas, contando igualmente com a presença de Embaixadores Digitais.

No dia 1 de março, os agrupamentos de escolas de Albergaria-a-Velha e o da Branca, fizeram-se representar por elementos das Equipas PADDE (Plano de Desenvolvimento Digital das Escolas) numa tarde de trabalho no Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra.

Os participantes interagiram nos momentos de trabalho em equipa, partilhando experiências e boas práticas das suas escolas. Como resultado do trabalho prático realizado durante o evento foram apresentadas diferentes estratégias para uma mudança de práticas, como por exemplo: a) promoção do trabalho colaborativo em departamento curricular; b) momentos de partilha para planificar estratégias de ensino privilegiando a utilização de recursos educativos digitais; c) mentorias para utilização das tecnologias em sala de aula, entre alunos e docentes; d) implementação da avaliação formativa digital; e) a criação de rotinas no uso dos Kits Tecnológicos atribuídos aos alunos e professores, entre outros. 

O AEAAV e o AE da Branca têm já no seu PADDE atividades para implementar algumas destas estratégias com vista à mudança de práticas associada ao uso das tecnologias digitais e à promoção do sucesso escolar.

No encerramento do evento, vários professores apresentaram as conclusões das diversas equipas de trabalho em modo de balanço do processo de Transição Digital da Educação. 

Estes encontros revestem-se de grande importância para o incremento de novas dinâmicas nas escolas, resultantes de profundas reflexões e partilhas de realidades distintas e enriquecedoras.

padde1.jpg