Semana DAC

Ambiente - Projetar o Futuro

Saber mais

Durante a semana de 10 a 14 de fevereiro de 2020, professores, alunos e entidades externas, algumas nossas parceiras, reuniram-se com um único objetivo: desenvolver competências nos nossos alunos, em diversos domínios. As atividades desenvolvidas permitiram sempre momentos de aprendizagem e partilha e alertaram para a problemática do ambiente sustentável.
Neste âmbito desenvolveram-se as seguintes atividades:

  • A apresentação do projeto Smart Cities por um representante da Altice, em que os alunos puderam verificar como a tecnologia poderia ser aplicada nas cidades, de forma a rentabilizar recursos.
  • Realização de um Quiz Show, dinamizado pelas docentes de Inglês, no qual os alunos se enriqueceram em vocabulário e conhecimentos sobre ambiente, transversais a várias disciplinas.
  • A elaboração do projeto Arte no Asfalto, desenvolvido no âmbito da disciplina de Educação Visual, teve como finalidade embelezar uma área específica, no exterior da Escola, sensibilizando a comunidade para a necessidade de renovação urbana eficaz e atrativa, tendo sido possível a mobilização de conhecimentos de várias disciplinas.
  • Palestras sobre Bulliyng, Gaming e outros comportamentos aditivos, nas quais foi possível os discentes refletirem em conjunto com a Escola Segura e a representante do Centro de Saúde, sobre as respetivas causas, consequências, bem como sobre o seu enquadramento legal.
  • Realização de um concurso de leitura na língua francesa – Concours de lecture  -, em parceria com a Biblioteca Escolar, com a apresentação de textos sobre a temática do projeto.
  • Visualização do filme Waterworld e posterior debate.
  • O Núcleo de Proteção Ambiental da GNR colaborou com a nossa equipa na demonstração de recolha e transporte de amostras de águas, na validação e investigação das causas de incêndios e no funcionamento da Rede Nacional dos Postos Vigia.
  • Participação dos alunos e professores no projeto itinerante Portugal + da Altice.
  • Também houve lugar à avaliação das diferentes atividades de diversas formas, nomeadamente através da expressão escrita.

 A equipa do 8º A/B/C , agradece ao Grupo de Imagem pela sua disponibilidade e colaboração.
A Coordenadora da equipa 8º A/B/C (Hermínia Simões)