Solidariedade ativa

Alunos de 6º ano de EMRC constroem dinâmica de solidariedade ativa

Saber mais

Os alunos de EMRC de 6º ano do AEAAV promoveram campanha solidária a favor das famílias apoiadas pela Cáritas. Esta campanha, iniciada em final de maio, tinha por lema ‘quanto mais partilho, mais sou…’, nascendo da reflexão feita nas aulas da disciplina de EMRC, no contexto da unidade letiva ‘a partilha do pão’.

Ao longo das primeiras aulas desta unidade letiva, os alunos tinham sido sensibilizados para os dramas associados à inadequada distribuição alimentar, de que resultam situações de particular carência, umas vezes mais distante, outras vezes próxima dos próprios alunos. Conscientes desta situação, os alunos, motivados pela abordagem feita em aula, lançaram campanha que pretendeu recolher bens alimentares de longa duração (enlatados, arroz, massas, etc.) tendo reunido cerca de dezoito quilogramas de alimentos, que foram entregues à professora Ondina Almeida, membro da direção da Cáritas de Albergaria-a-Velha, que expressou, através dos professores de EMRC, o seu agradecimento a todos os membros desta comunidade educativa ‘pelo carinho e solidariedade para com este grupo Cáritas’.

A unidade letiva ‘a partilha do pão’, lecionada no 6º ano de EMRC, é uma oportunidade para refletir sobre a densa simbologia, também religiosa, associada aos alimentos, tão fortemente enraizada na cultura portuguesa, expressa, por exemplo, nas suas lendas e provérbios populares, e ocasião para despertar ou reforçar o dever de solidariedade para com quem menos possui, em particular, em matéria de necessidades alimentares.