Uma iniciativa na Equipa Educativa do 2º Ano

Na pista da Rota dos Moinhos

Saber mais

A Equipa Educativa do 2º Ano do nosso Agrupamento de Escolas promoverá, durante o corrente mês de maio e o próximo mês de junho, uma planificação dos Domínios de Articulação Curricular (DAC) alusiva à Rota dos Moinhos, em articulação com o domínio Desenvolvimento Sustentável, de Cidadania e Desenvolvimento.

Mais de 150 alunos, das Escolas Básicas de Albergaria, da Avenida, da Cruzinha, de Valmaior, de Angeja e de Alquerubim ver-se-ão envolvidos num conjunto de atividades onde serão protagonistas. Em estreita articulação com a Câmara Municipal, designadamente com o Serviço de Turismo do Município, que também cede o transporte, animou os docentes daquela equipa educativa o propósito de “proporcionar atividades que incentivem a descoberta do património e das riquezas naturais do território”, estimulando “a experimentação, aliada à preservação e valorização de tradições e costumes ancestrais”.

Num primeiro momento, já este mês, a Rota dos Moinhos será, em todas as escolas envolvidas, formalmente apresentada às crianças, uma ocasião que servirá para lembrar que o concelho de Albergaria-a-Velha tem mais de 350 moinhos inventariados, ilustrando um período histórico em que o pão era feito artesanalmente, garantindo o sustento de centenas de famílias que viviam da moagem do cereal.

Dois workshops para meter as mãos na massa!

Em junho, ocorrerão dois workshops.

Um, denominado “Quem ao moinho vai enfarinhado sai!”, dinamizado pela DONALDEIA, Associação de Promoção e Desenvolvimento Rural. Contemplará a visita ao Moinho de Baixo e Moinhos da Quinta da Ribeira, em Ribeira de Fráguas, onde os alunos terão oportunidade de participar no processo da confeção das papas de milho.

O outro, intitulado “Agarra a massa e desvenda os segredos das suas gentes e dos seus saberes ancestrais”, começará com uma visita ao Moinho de Baixo e Moinhos da Quinta da Ribeira, igualmente em Ribeira de Fráguas. Mais tarde, com a participação da DONALDEIA, na sede do Rancho Folclórico daquela freguesia, as crianças vão amassar, cozer e degustar. Aliás, terão contacto direto com o engenho de moagem para ficarem mais habilitadas a compreender o processo de fabrico da farinha e a usufruírem da oportunidade de experimentar, com as suas próprias mãos, o processo tradicional de fabrico do pão.

rota_moinhos.jpg