Visita ao Centro de Interpretação da Pateira de Frossos

Workshop de Sustentabilidade

Saber mais

No âmbito do Projeto de Inovação da Escola Básica de São João de Loure, os alunos das turmas 7H e 8G tiveram a oportunidade de conhecer e consolidar os seus conhecimentos no âmbito do tema da Sustentabilidade, de uma forma extremamente prática e aliciante: através da realização de um Workshop de Sustentabilidade no Centro de Interpretação da Pateira de Frossos!
Eis o roteiro desta aventura:
-O dia começou com a realização de um percurso pedestre, desde a escola até ao local do Centro, em Frossos; 
- No trajeto aproveitamos para fazer Plogging, recolhendo todo o lixo que encontramos pelo caminho, o qual foi depois depositado no local certo: o Ecoponto; 
- Chegados ao Centro, todos tiveram oportunidade de conhecer as instalações e as áreas de intervenção deste Centro Interpretativo, através da visualização de um vídeo.
- Logo a seguir, depois de uma troca de ideias sobre o tema da sustentabilidade, todos foram desafiados, em grupo, a projetarem e construírem, em Lego, uma escola sustentável; 
- Posteriormente, foi a vez de cada grupo apresentar os seus projetos aos restantes colegas. O resultado? Protótipos de escolas sustentáveis e verdadeiramente extraordinárias, amigas da aprendizagem, da natureza e dos alunos!
- No final, feitos todos os agradecimentos à fantástica equipa do Município de Albergaria que nos recebeu, foi hora de regressar à escola, novamente a pé porque não existe forma de mobilidade mais sustentável e amiga do ambiente e da nossa saúde do que essa!
Cumpridos todos os objetivos e superadas todas as expetativas, esta é, portanto, uma experiência a repetir, sendo de consolidar este tipo de parcerias que permitem não só vivenciar momentos de efetiva aprendizagem muito mais motivadores, mas também a rentabilização e a divulgação do património e recursos locais que muitos alunos, apesar do Centro de Interpretação da Pateira de Frossos se localizar na freguesia onde vivem, desconheciam.