A escola oferece …

Cantinho das Ciências

Saber mais

Desde o final de setembro que a escola oferece um serviço de partilha de práticas científicas estimulantes: o Cantinho das Ciências. Neste espaço, na escola secundária, cada aluno pode envolver-se em Ciência na vertente da Biologia, Ciências Naturais, Física, Geologia e Química. Resultado da participação dos alunos do 7º ano, foi planificada, executada e montada no polivalente da escola secundária, uma maquete do Sistema Solar à escala…… e que contou com a participação do Clube de Robótica, numa perspetiva STEAM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática). Neste sentido, qualquer um é convidado a ler os códigos QR junto a cada objeto do Sistema Solar e ficará a conhecer alguns seres extraterrestres que despertarão interesse e as duas teorias que explicam os movimentos no Sistema Solar.

E porque a vela está presente em vários momentos destes meses de outono e inverno, todas as turmas do ensino regular (7º ao 12º ano) foram convidadas a relacionar uma simples vela acesa com os conhecimentos científicos e literários que adquiriram até à data. A interdisciplinaridade não se reduz às disciplinas de cariz científico uma vez que a escala utilizada na instalação permite aos alunos do ensino secundário revisitar as palavras de Luís de Camões, nas suas reflexões no final do canto I d’ Os Lusíadas: No mar tanta tormenta, e tanto dano,/Tantas vezes a morte apercebida!/Na terra tanta guerra, tanto engano,/Tanta necessidade avorrecida!/Onde pode acolher-se um fraco humano,/Onde terá segura a curta vida,/Que não se arme, e se indigne o Céu sereno/Contra um bicho da terra tão pequeno?

Esta partilha pode ser visitada no polivalente da escola secundária e não passará despercebida a evolução do conhecimento científico dos alunos. Deixamos o convite para visitarem o Cantinho das Ciências e acenderem uma vela à distância e quiçá surpreender o seu amor no Dia dos Namorados.

Estas exposições enquadram-se, ainda na comemoração dos seguintes dias:  24 novembro - Dia Mundial da Ciência + Dia Nacional da Cultura Científica; 28 novembro - Dia do Planeta vermelho; - 30 novembro - Dia da segurança no computador + Dia Internacional da Cidade Educadora + Dia da Recordação de todas as Vítimas da Guerra Química; 9 de dezembro - Dia Internacional das Vítimas do Crime de Genocídio; mês de dezembro – o Natal e Ano Novo.

Visita o cantinho das Ciências e deixa-te surpreender!