Girls in ICT

Celebração do Dia Internacional das Raparigas nas TIC

Saber mais

No mês de abril, desenvolveram-se no AEAAV atividades no âmbito do Dia Internacional das Raparigas nas Tecnologias da Informação e Comunicação.

Com esta iniciativa, pretende-se consciencializar as alunas do 9º ano para a importância das carreiras e oportunidades nas áreas de STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics) e incentivá-las no prosseguimento de estudos nessa área.

O evento insere-se na comemoração do Dia Internacional das Raparigas nas TIC (Girls in ICT 2023). Anualmente, a Agência das Nações Unidas - ITU (Internacional Telecommunication Union) assinala este dia desenvolvendo atividades às quais o nosso agrupamento se associou pela primeira vez. 

As alunas do 9º ano foram recebidas pelas professoras Ana Esteves e Andreia Loureiro e pelos alunos do 2º ano do curso de TGPSI. Primeiramente as alunas, numa visita virtual, "contactaram" com avatares falantes de mulheres influentes nas áreas das STEAM. Seguidamente, depois desta motivação, trabalharam um tutorial no code.org e construiram uma APP.

Foi uma atividade esclarecedora, enriquecedora e motivadora, muito do agrado das alunas que participaram.