Jogos Olímpicos e Paralímpicos

EB S.J. de Loure

Saber mais

Desporto / Desporto Escolar Agrupamento

Partilhar no Facebook Partilhar no Twitter

Nos dias 6 e 7 de junho, realizou-se a 1.ª Edição dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos da Escola Básica de São João de Loure. Na cerimónia de abertura, os alunos desfilaram por países, interpretaram diversas peças musicais alusivas ao espírito olímpico e recriaram uma encenação histórica dos Jogos Olímpicos da Antiguidade, com referência ao significado dos símbolos olímpicos, entre os quais a passagem da tocha e o acender da pira olímpica. 
Esta primeira edição dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de SJL ficou marcada pela honrosa presença de grandes personalidades do mundo desportivo, entre as quais o atleta Olímpico Diogo Carvalho, que representou Portugal nas últimas 3 edições dos Jogos Olímpicos; o atleta de snowboard adaptado, Pedro Herdeiro, o paraciclista Vítor de Carvalho, do Clube Desportivo Fullracing, a competir pela equipa Glassdrive / Q8 / Anicolor; o treinador Ricardo Neves da equipa de Andebol em cadeira de rodas da Associação Portuguesa de Deficientes - Delegação do Porto; e a professora Isa Martins, responsável pelo projeto de Desporto Adaptado do Município de Albergaria e alguns dos seus atletas da APPACDM, os quais partilharam com os nossos alunos o seu percurso, experiência  e conquistas.
Esta atividade, enquadrada no âmbito do Projeto de Inovação da EBSJL, permitiu integrar aprendizagens das várias disciplinas que compõem o currículo, congregando toda a comunidade escolar, desde o 1.º até ao 9.º ano.
Nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de SJL, cada turma representou um país que competiu em várias modalidades, quer olímpicas, quer adaptadas, visando a transmissão dos valores olímpicos, a desmistificação da deficiência e a vivência de novas experiências.
Ao longo dos Jogos, a animação e o entusiasmo das equipas foi uma constante, partilhado com toda a comunidade escolar, incluindo alguns encarregados de educação que não arredaram pé da plateia!
No Festival do Agrupamento, serão anunciados os vencedores desta edição.
O espírito olímpico foi assumido por todos os participantes e repercutido na atribuição do prémio ‘fair play’, patrocinado pela disciplina de EMRC e conquistado pelos alunos do 5º ano. No ato de entrega deste prémio, o professor de EMRC recordou que ‘fazer o bem faz-nos bem’.