Meto a Colher na Violência contra a Mulher

Campanha de sensibilização no âmbito da Violência contra a Mulher

Saber mais

O Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres, celebrou-se no dia 25 de novembro e os alunos do 2º e 3º ciclos do Agrupamento de Escolas de Albergaria-a-Velha não ficaram indiferentes a esta problemática. Em trabalho colaborativo e interdisciplinar, as turmas A, C, E e G do 6º ano, as turmas A, B e E do 7º ano, a turma C do 8º ano e as turmas D, F, G e H do 9º ano assinalaram a data com a elaboração de trabalhos de sensibilização para o problema, realizados nas disciplinas de Cidadania e Desenvolvimento, Educação Artística e Educação Visual.

As docentes das disciplinas atrás referidas, em articulação com o Gabinete Ancoragem- Gabinete de Atendimento a Vítimas de Violência Doméstica, e em parceria com a Rede Local de Intervenção na Violência Doméstica, acederam ao desafio lançado sob o lema “Meto a Colher na Violência contra a mulher” e sensibilizaram os alunos para o facto de a violência doméstica ser um crime público e, neste sentido, dizer respeito a todos nós, cidadãos com o dever de não calar, de denunciar e de ajudar.

Com este objetivo os alunos foram desafiados de criar uma colher como forma de representação desta campanha, nos materiais que entenderam. As colheres eram acompanhadas de frases ou mensagens de sensibilização para o tema, resultado das reflexões feitas em aula.

As "colheres" construídas, foram expostas no Mercado Municipal de Albergaria-a-Velha, na parte interna, aberto ao público às 4ªs feiras e aos sábados.

Parabéns aos alunos envolvidos e aos professores que os conseguiram envolver!