O lar vem à Escola

Lares da Santa Casa da Misericórdia e da Geriabranca

Saber mais

No passado dia 6 de dezembro, pelas 14 horas, a Escola Secundária de Albergaria-a- Velha foi palco de um encontro emocionante entre os utentes dos lares da Santa Casa da Misericórdia e da Geriabranca e os alunos dos três anos do Curso Profissioonal de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos (TGPSI). A iniciativa, coordenada pelas Diretoras de Curso, Paula Freitas, Raquel Saraiva e Katheleen Santiago, visava promover a interação e proporcionar momentos especiais aos idosos.

Os utentes foram calorosamente recebidos pelos alunos de TGPSI, que os guiaram até a sala A17, onde cada um teve a oportunidade de, através do computador e com a ajuda dedicada de um aluno explorar o Google Maps, permitindo-lhes  rever a localidade onde um dia residiram, locais repletos de memórias,  incluindo sua antiga habitação. A experiência foi comovente para todos, que há muito não viam os lugares que um dia chamaram de lar.

A interação não se limitou apenas ao aspecto tecnológico. Os alunos proporcionaram momentos de partilha e afeto, estabelecendo uma conexão valiosa entre as gerações. A iniciativa culminou num animado jogo de Kahoot, com perguntas alusivas ao Natal, promovendo não apenas o entretenimento, mas também o estímulo cognitivo.

Estes momentos são muito enriquecedores, tanto para os idosos como para os alunos. A troca de experiências e a conexão intergeracional contribuem significativamente para o bem-estar de ambas as partes, reforçando o compromisso da escola com a comunidade.

A iniciativa evidenciou o impacto positivo que a integração entre diferentes gerações pode ter, promovendo laços de solidariedade e compreensão mútua. O evento foi encerrado com a certeza de que esses momentos ficarão marcados na memória de todos os envolvidos, destacando o potencial transformador da educação para além das salas de aula.