Parlamento dos Jovens

Ensino Básico e Secundário | 2024

Saber mais

Ensino Básico

O Agrupamento de Escolas de Albergaria-a-Velha foi um dos 5 estabelecimentos de ensino eleitos para representar o distrito de Aveiro na Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens, nos dias 9 e 10 de maio, na Assembleia da República.

No passado dia 18 de março os alunos Madalena Seixas, Guilherme Valdez e Rafael Nina participaram na sessão distrital do Parlamento dos Jovens, que decorreu no Centro de Artes de Águeda. Esta iniciativa, em que participaram 46 escolas e 138 “deputados” do distrito de Aveiro, é promovida pela Assembleia da República e visa educar os jovens para a cidadania, estimular o gosto pela participação cívica e política e dar a conhecer o processo de decisão do Parlamento enquanto órgão representativo de todos os cidadãos portugueses.

Os nossos alunos encheram-nos de orgulho ao apresentaram com entusiasmo e eloquência o seu projeto de recomendação, demonstrando um profundo conhecimento e competências cívicas e ao defenderam as suas ideias com eloquência e convicção sobre o tema proposto “Viver Abril na Educação: caminhos para uma escola plural e participativa”.

 

Ensino Secundário

PJ Secundario2.jpgJá os representantes do ensino secundário, cuja Sessão Distrital decorreu no dia a  seguir – 19 de março, no Cineteatro de Estarreja, - viram a possibilidade de representar o distrito em Lisboa por um escasso voto. O tema em discussão era também “Viver Abril na Educação: caminhos para uma escola plural e participativa”, que os alunos Alexandre Nina, Mariana Pinto e Katherina Velandia defenderam com brio e poder de argumentação. O projeto de recomendação do Agrupamento incidia sobre a participação ativa dos alunos na vida das escolas, propondo medidas como a generalização da assembleia de delegados ao resto do país, a criação de um grupo de trabalho alargado para acompanhamento de alunos migrantes e/ou com dificuldades de integração.

Todo o processo do Parlamento dos Jovens tem sido uma excelente oportunidade para exercer os direitos conquistados com a Revolução de abril, nomeadamente o da participação cívica e o do uso da palavra em prol dos alunos, dos jovens e dos portugueses.

 

Parabéns a todos!