Presépios de lata e solidariedade ativa

Alunos de EMRC constroem presépios solidários

Saber mais

Em cada ano letivo, os alunos de EMRC têm sido desafiados a associar a preparação do Natal a causas que ‘respiram’ o ar da época. Neste ano, estes alunos foram convidados a construir ovelhas recheadas com bens a entregar às famílias mais necessitadas deste concelho.

Ao longo das semanas que antecederam o Natal, estes alunos do AEAAV construíram as suas ovelhas, ‘recheando-as’ com enlatados e pacotes de leite que foram entregues à Cáritas que os distribuirá por famílias mais necessitadas deste concelho.

À iniciativa associaram-se, também, o curso de técnico de manutenção industrial e professores de educação visual que colaboraram na concretização de um presépio feito em chapa, em redor do qual ‘baliram’ solidariedade, ou seja, as ovelhas construídas pelos alunos.

A esta campanha solidária juntou-se a campanha “Dez Milhões de Estrelas”, tendo os alunos vendido 150 velas. A verba obtida reverteu também a favor da Cáritas.

Ainda nesta época natalícia, os alunos de EMRC aderiram à Campanha “Pirilampo Mágico”, tendo vendido 70 pirilampos, cujo dinheiro obtido servirá para apoiar todos os utentes das instituições que integram a Fenacerci - Federação Nacional das Cooperativas de Solidariedade Social.

Estas iniciativas solidárias permitiram diminuir as necessidades que as circunstâncias da guerra e da pandemia vieram agudizar.

Mais uma vez, a disciplina de EMRC, em trabalho cooperativo, contribuiu para o desenvolvimento da solidariedade nos alunos que, por sua vez, os capacita para interagir com o meio envolvente através de um projeto de vida assente no valor da dignidade humana.