Robótica: Hackathon

Hackathon Erasmus + Flors - Aveiro - “Build your robot”

Saber mais

Antes da grande competição, que se realiza no mês de maio, a equipa do AEAAV põe os robots à prova na Escola Secundária José Estevão.

Uma equipa composta por três alunos, Leonardo Silva, Simão Rodrigues do 8°B e Lorena Pires do 7ºF, participaram no dia 25 de outubro numa competição entre equipas – Hackathon – dinamizada pela Escola Secundária José Estevão.

Hackathon Erasmus + Flors - Aveiro “Build your robot” é um concurso de robótica escolar dinamizado em parceria pela Fundación Flors (Espanha) e o AEJE (Agrupamento de Escolas José Estêvão).

Depois de montar e programar os seus próprios robôs, os alunos cumpriram dois desafios previamente estabelecidos para testar as suas capacidades. Estes desafios unem a tecnologia a outros saberes como a informática, a matemática e a física, aliados às competências pessoais (trabalho em equipa, resolução de problemas) e a consciência ambiental dos objetivos dos ODS da Agenda 2030.

A programação dos robôs foi realizada utilizando a placa eletrónica Arduino e para a programação foi utilizado o programa mBlock, para que robô conseguisse seguir uma linha preta, desviar-se de obstáculos e levar objetos para o ecoponto correto.

Com esta participação, as professoras Ana Esteves e Andreia Loureiro, pretenderam fortalecer a capacidade de inovação, a criatividade e o raciocínio lógico dos alunos, além de promover o trabalho em equipa, a liderança, a resolução de problemas e o pensamento crítico.

Aos organizadores do evento deixamos o nosso agradecimento e reconhecimento pela receção calorosa e pelas excelentes condições oferecidas tanto aos professores como aos alunos.

20231025_121329.jpg