Selo “Escola SaudávelMente”

Selo Boas Práticas em Saúde Psicológica, Bem-Estar, Sucesso Educativo e Inclusão – 2022/2024

Saber mais

O Agrupamento foi distinguido com a atribuição do selo “Escola SaudávelMente” – 2022/2024.
Trata-se de um projeto ao serviço das boas práticas promotoras da Saúde Psicológica, do sucesso educativo da comunidade, da equidade e da inclusão.
Uma “Escola SaudávelMente” não tem apenas o papel de mero promotor do desenvolvimento académico, restringindo-se unicamente à aprendizagem de conteúdos curriculares, mas sim assegurar a todos os alunos as mesmas oportunidades de desenvolvimento de todo o seu potencial cognitivo, social e emocional. Pretende, essencialmente, o bem-estar não só dos seus alunos, mas também de todos os intervenientes dos quais depende esse bem-estar: professores, auxiliares da educação e pais.
Contribuir para o progresso da Educação é ter a capacidade de utilizarmos as nossas competências para gerir os desafios do dia-a-dia nos diferentes contextos em que se vive (por exemplo na escola, no trabalho ou na família). Por esse motivo, a Saúde Psicológica, parte integral da saúde do ser humano, é um bem essencial que também diz respeito à forma como pensamos, sentimos, avaliamos as situações, nos relacionamos com os outros e tomamos decisões. Quando temos Saúde Psicológica sentimo-nos confiantes e capazes de lidar com a nossa vida e com as outras pessoas, permite lidar com o stresse normal do dia-a-dia, ter um melhor desempenho académico e contribuir ativamente para a comunidade.

OPP_SeloEscolaSaudavelMente_RGB_policromatico_branco.png