A Terra Treme

O exercício nacional A TERRA TREME realizou-se no dia 15 de novembro, pelas 11h15, na Escola Básica de São João de Loure.

Saber mais

O exercício nacional A TERRA TREME realizou-se no dia 15 de novembro, pelas 11h15 - 6ª feira, na Escola Básica de São João de Loure e teve a participação de toda a comunidade educativa.
Esta iniciativa é promovida pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil em parceria com diversas entidades públicas e privadas. Este projeto enquadra-se nos objetivos da Estratégia Internacional para a redução de Catástrofes das Nações Unidas e procura chamar a atenção para o risco sísmico e para a importância de comportamentos simples que os cidadãos devem adotar em caso de sismo, mas que podem salvar vidas, desenvolvendo na escola e na comunidade educativa uma cidadania ativa em matéria de proteção e segurança.
Teve a duração de apenas 1 minuto, durante o qual os participantes são convidados a executar os 3 gestos que salvam: BAIXAR, PROTEGER E AGUARDAR.

  • Baixar – baixe-se sobre os joelhos, esta posição evita que possa cair durante o sismo, mas permite mover-se;
  • Proteger – proteja a cabeça e o pescoço com os braços e as mãos e procure abrigar-se, coloque-se se possível sob uma mesa resistente e segure-se a ela firmemente;
  • Aguardar – aguarde até a terra parar de tremer.


O Coordenador pela Segurança da Escola Básica de São João de Loure, Professor João Manuel Gomes Da Costa